21 de novembro de 2024

IDENTIFICAR E TRATAR FUNGOS E COCHONILHAS EM SUAS PLANTAS

COMO IDENTIFICAR E TRATAR FUNGOS E COCHONILAS EM SUAS PLANTAS.

Características e dicas para cultivar.

O fungo mais comum encontrado nas plantas ornamentais, hortaliças, frutíferas, suculentas e cactos chama-se Oídio. Oídio tem a aparência de um pó branco que se espalha nas folhas impedindo a fotossíntese, causando o enfraquecimento da planta e comprometendo o seu desenvolvimento.

 

Muitos fatores podem colaborar para que esse fungo se instale em sua plantinha, como excesso de água ou sol, ambiente muito seco e quente porque favorece o seu desenvolvimento, mas também pode aparecer em lugares úmidos com falta de claridade e ventilação, também é importante verificar a adubação e irrigação se está adequada.

 

Já as cochonilhas são insetos minúsculos que aparecem nos caules e nas hastes das folhas e sugam a seiva da planta. Existem vários tipos, as mais comuns são a cochonilha farinhosa que são brancas e grudentas e a cochonilha-cerosa que parecem verrugas marrom, ambas são prejudiciais porque roubam os nutrientes e podem causar muitos danos e a até mesmo a morte da planta.

 

O primeiro passo é “observar” para identificar o que está atacando a sua plantinha, entender o que está acontecendo com ela e tentar melhorar a qualidade de vida dela. Depois é importante separa-las das outras, colocar em um lugar que tenha luminosidade, ventilação, que seja agradável para elas, adubando e podando se for necessário para fortalece-las.

 

 

Existem diversas receitas para combater os fungos e cochonilhas, fiz inúmeras pesquisas e testei algumas receitas, eu utilizei uma com bicabornato de sódio que foi muito eficaz em plantas ornamentais e hortaliças, mas não deu certo em suculentas e cactos por ser plantas mais sensíveis, então experimentei uma outra receita com óleo, água e detergente, que obtive um melhor resultado.

 

Receitas Caseira para Fungos

 

– Receita com Bicarbonato de sódio

 

01 Colher de sopa de bicarbonato de sódio

01 Colher de sopa de sabão liquido

01 Litro de água

 

– Receita com óleo e detergente neutro

 

01 Litro de água

50ml de sabão neutro

02 colheres de óleo de Neem, mineral ou de soja.

 

Escolha a receita que você quer utilizar, misture todos os ingredientes e pulverize nas folhas, sempre bem longe do sol direto, o melhor horário é bem cedinho ou no final do dia, outra dica interessante é utilizar um pincel para limpar as folhas e remover os fungos das plantas delicadas como cactos ou um tecido macio nas folhas maiores e depois aplicar a mistura, repetir a cada 15 dias.

No caso das cochonilhas você pode removê-las com um pincel embebido em água com vinagre e depois pulverizar uma dessas receitas semanalmente, para evitar reinfestação. Espero que essas dicas ajudem a esclarecer suas dúvidas e não esqueça: além de todos os cuidados que mencionei, faça o teste da receita primeiro: aplique em uma pequena área e observe como será a reação da sua plantinha, não tenha pressa, é preciso ter muita perseverança, trate sua plantinha como uma paciente delicada que precisa de tratamento e atenção, seja otimista e não desista!

 

Fonte de pesquisa:
www.blog.aegro.com.brwww.dedoverde.com.brwww.uol.com.br


 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE AQUI

PUBLICIDADE

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin