O fungo mais comum encontrado nas plantas ornamentais, hortaliças, frutíferas, suculentas e cactos chama-se Oídio. Oídio tem a aparência de um pó branco que se espalha nas folhas impedindo a fotossíntese, causando o enfraquecimento da planta e comprometendo o seu desenvolvimento.
Muitos fatores podem colaborar para que esse fungo se instale em sua plantinha, como excesso de água ou sol, ambiente muito seco e quente porque favorece o seu desenvolvimento, mas também pode aparecer em lugares úmidos com falta de claridade e ventilação, também é importante verificar a adubação e irrigação se está adequada.
Já as cochonilhas são insetos minúsculos que aparecem nos caules e nas hastes das folhas e sugam a seiva da planta. Existem vários tipos, as mais comuns são a cochonilha farinhosa que são brancas e grudentas e a cochonilha-cerosa que parecem verrugas marrom, ambas são prejudiciais porque roubam os nutrientes e podem causar muitos danos e a até mesmo a morte da planta.
O primeiro passo é “observar” para identificar o que está atacando a sua plantinha, entender o que está acontecendo com ela e tentar melhorar a qualidade de vida dela. Depois é importante separa-las das outras, colocar em um lugar que tenha luminosidade, ventilação, que seja agradável para elas, adubando e podando se for necessário para fortalece-las.
Existem diversas receitas para combater os fungos e cochonilhas, fiz inúmeras pesquisas e testei algumas receitas, eu utilizei uma com bicabornato de sódio que foi muito eficaz em plantas ornamentais e hortaliças, mas não deu certo em suculentas e cactos por ser plantas mais sensíveis, então experimentei uma outra receita com óleo, água e detergente, que obtive um melhor resultado.